Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [OFICIAL] Se apresente aqui neste tópico!
Qua Jan 23, 2013 2:22 pm por iris junior (birinha)

» Abafador e curva em inox Honda 13HP
Sab Maio 05, 2012 7:10 pm por micronescapamentos

» Pneu Speed - Uma nova opção de pneu para kart
Qui Ago 11, 2011 7:29 am por Marcelo Eduardo Gomes

» Boston Drug Bust
Qua Ago 03, 2011 12:13 pm por Convidado

» pure fish oil
Qua Ago 03, 2011 11:38 am por Convidado

» tramadol no rx
Ter Ago 02, 2011 10:32 pm por Convidado

» benefits of fish oil capsules
Seg Ago 01, 2011 6:51 pm por Convidado

» Virtually as cut-price as warez
Seg Ago 01, 2011 4:48 pm por Convidado

» play stampede slot for fun online
Seg Ago 01, 2011 4:24 pm por Convidado

Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 21 em Dom Dez 04, 2011 6:39 am
Estatísticas
Temos 93 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de pmoraes

Os nossos membros postaram um total de 84 mensagens em 65 assuntos

[FOTOS] Conheça a aerodinâmica de um Kart

Ir em baixo

[FOTOS] Conheça a aerodinâmica de um Kart

Mensagem  Admin em Dom Mar 29, 2009 9:36 pm

Os fabricantes europeus de kart sabem da importância de melhorar os detalhes do chassi, permitindo ao piloto mais conforto e precisão, consequentemente melhorados os tempos de volta.



Investimentos em software que estudam a aerodinâmica (CFD) Computational Fluid Dynamics são de extrema importância para os fabricantes superarem seus adversários.



Com objetivo de projetar o chassi o melhor possível aerodinamicamente, o software simula as condições reais e com flexibilidade de modificar o projeto, refinando o desenho base.



Podemos ver a carenagens dos seguintes fabricantes bem desenhadas:

CRG
Tony Kart
Interpred
Birel S.A
Sodi Kart
Kosmic

Aerodinâmica

A aerodinâmica é o estudo do movimento de fluidos gasosos, relativo às suas propriedades e características, e às forças que exercem em corpos sólidos neles imersos.
De uma forma geral a aerodinâmica, como ciência específica, só passou a ganhar importância industrial com o surgimento dos aviões e dos automóveis pois estes precisavam se locomover tendo o menor atrito possível com o ar pois assim seriam mais rápidos e gastariam menos combustível.



O estudo de perfis aerodinâmicos, ou aerofólios, provocou um grande salto no estudo da aerodinâmica. Neste início o desenvolvimento da aerodinâmica esteve intimamente ligado ao desenvolvimento da hidrodinâmica que apresentava problemas similares, e com algumas facilidades experimentais, uma vez que já haviam tanques de água circulante na época embora não houvessem túneis de vento. George Cayley é considerado o Pai da Aerodinâmica



Downforce

Downforce é uma força que atua no sentido normal (perpendicular) ao plano de deslocamento de um aerofólio e é uma simplificação da 2a. Lei da Termodinâmica. Esta força é proporcional ao quadrado da velocidade de deslocamento, portanto, em tese, atua EM QUALQUER VELOCIDADE.



É inclusive muito fácil de sentir seu efeito trafegando a uma velocidade constante em um carro - não precisa ser muito rápido, a partir de 70km/h já é perceptível. Coloque uma mão em forma de concha para fora da janela - A concha deve estar virada para baixo. Você sentirá então duas forças agindo em sua mão - uma para tràs, causada pelo ARRASTO aerodinâmico, e uma para cima, causada pelo EFEITO aerodinâmico.



Sua mão tenderá a subir - a força puxando ela para cima aumenta à medida que velocidade do ar circulando por ela aumenta e/ou o ângulo de ataque em relação à frente do "aerofólio" fica mais agudo - seria nossa conhecida regulagem "da asa". Este é o princípio da asa do avião e é aplicado nos carros de corrida em sua forma inversa - formato de asa de cabeça para baixo.



Assim fica fácil de perceber que em qualquer velocidade temos um "down force". O que muda, sim, é a relação desta força com o próprio peso do carro. Se a velocidade não for suficiente, o ganho de aderência produzido com o "down force" será irrisório e relação ao peso do carro e seus efeitos imperceptíveis.









Fonte: samukart.blogspot.com
avatar
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 48
Idade : 32
Localização : Natal
Reputação : -1
Pontos : 65
Data de inscrição : 06/03/2009

Ver perfil do usuário http://www.kurtkart.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum