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[FOTOS] Conheça a aerodinâmica de um Kart
Forum & Classificados @ KurtKart 2010 :: Sua primeira categoria :: [KurtKart] - Informações Técnicas e dúvidas em geral
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[FOTOS] Conheça a aerodinâmica de um Kart
Os fabricantes europeus de kart sabem da importância de melhorar os detalhes do chassi, permitindo ao piloto mais conforto e precisão, consequentemente melhorados os tempos de volta.
Investimentos em software que estudam a aerodinâmica (CFD) Computational Fluid Dynamics são de extrema importância para os fabricantes superarem seus adversários.
Com objetivo de projetar o chassi o melhor possível aerodinamicamente, o software simula as condições reais e com flexibilidade de modificar o projeto, refinando o desenho base.
Podemos ver a carenagens dos seguintes fabricantes bem desenhadas:
CRG
Tony Kart
Interpred
Birel S.A
Sodi Kart
Kosmic
Aerodinâmica
A aerodinâmica é o estudo do movimento de fluidos gasosos, relativo às suas propriedades e características, e às forças que exercem em corpos sólidos neles imersos.
De uma forma geral a aerodinâmica, como ciência específica, só passou a ganhar importância industrial com o surgimento dos aviões e dos automóveis pois estes precisavam se locomover tendo o menor atrito possível com o ar pois assim seriam mais rápidos e gastariam menos combustível.
O estudo de perfis aerodinâmicos, ou aerofólios, provocou um grande salto no estudo da aerodinâmica. Neste início o desenvolvimento da aerodinâmica esteve intimamente ligado ao desenvolvimento da hidrodinâmica que apresentava problemas similares, e com algumas facilidades experimentais, uma vez que já haviam tanques de água circulante na época embora não houvessem túneis de vento. George Cayley é considerado o Pai da Aerodinâmica
Downforce
Downforce é uma força que atua no sentido normal (perpendicular) ao plano de deslocamento de um aerofólio e é uma simplificação da 2a. Lei da Termodinâmica. Esta força é proporcional ao quadrado da velocidade de deslocamento, portanto, em tese, atua EM QUALQUER VELOCIDADE.
É inclusive muito fácil de sentir seu efeito trafegando a uma velocidade constante em um carro - não precisa ser muito rápido, a partir de 70km/h já é perceptível. Coloque uma mão em forma de concha para fora da janela - A concha deve estar virada para baixo. Você sentirá então duas forças agindo em sua mão - uma para tràs, causada pelo ARRASTO aerodinâmico, e uma para cima, causada pelo EFEITO aerodinâmico.
Sua mão tenderá a subir - a força puxando ela para cima aumenta à medida que velocidade do ar circulando por ela aumenta e/ou o ângulo de ataque em relação à frente do "aerofólio" fica mais agudo - seria nossa conhecida regulagem "da asa". Este é o princípio da asa do avião e é aplicado nos carros de corrida em sua forma inversa - formato de asa de cabeça para baixo.
Assim fica fácil de perceber que em qualquer velocidade temos um "down force". O que muda, sim, é a relação desta força com o próprio peso do carro. Se a velocidade não for suficiente, o ganho de aderência produzido com o "down force" será irrisório e relação ao peso do carro e seus efeitos imperceptíveis.
Fonte: samukart.blogspot.com
Investimentos em software que estudam a aerodinâmica (CFD) Computational Fluid Dynamics são de extrema importância para os fabricantes superarem seus adversários.
Com objetivo de projetar o chassi o melhor possível aerodinamicamente, o software simula as condições reais e com flexibilidade de modificar o projeto, refinando o desenho base.
Podemos ver a carenagens dos seguintes fabricantes bem desenhadas:
CRG
Tony Kart
Interpred
Birel S.A
Sodi Kart
Kosmic
Aerodinâmica
A aerodinâmica é o estudo do movimento de fluidos gasosos, relativo às suas propriedades e características, e às forças que exercem em corpos sólidos neles imersos.
De uma forma geral a aerodinâmica, como ciência específica, só passou a ganhar importância industrial com o surgimento dos aviões e dos automóveis pois estes precisavam se locomover tendo o menor atrito possível com o ar pois assim seriam mais rápidos e gastariam menos combustível.
O estudo de perfis aerodinâmicos, ou aerofólios, provocou um grande salto no estudo da aerodinâmica. Neste início o desenvolvimento da aerodinâmica esteve intimamente ligado ao desenvolvimento da hidrodinâmica que apresentava problemas similares, e com algumas facilidades experimentais, uma vez que já haviam tanques de água circulante na época embora não houvessem túneis de vento. George Cayley é considerado o Pai da Aerodinâmica
Downforce
Downforce é uma força que atua no sentido normal (perpendicular) ao plano de deslocamento de um aerofólio e é uma simplificação da 2a. Lei da Termodinâmica. Esta força é proporcional ao quadrado da velocidade de deslocamento, portanto, em tese, atua EM QUALQUER VELOCIDADE.
É inclusive muito fácil de sentir seu efeito trafegando a uma velocidade constante em um carro - não precisa ser muito rápido, a partir de 70km/h já é perceptível. Coloque uma mão em forma de concha para fora da janela - A concha deve estar virada para baixo. Você sentirá então duas forças agindo em sua mão - uma para tràs, causada pelo ARRASTO aerodinâmico, e uma para cima, causada pelo EFEITO aerodinâmico.
Sua mão tenderá a subir - a força puxando ela para cima aumenta à medida que velocidade do ar circulando por ela aumenta e/ou o ângulo de ataque em relação à frente do "aerofólio" fica mais agudo - seria nossa conhecida regulagem "da asa". Este é o princípio da asa do avião e é aplicado nos carros de corrida em sua forma inversa - formato de asa de cabeça para baixo.
Assim fica fácil de perceber que em qualquer velocidade temos um "down force". O que muda, sim, é a relação desta força com o próprio peso do carro. Se a velocidade não for suficiente, o ganho de aderência produzido com o "down force" será irrisório e relação ao peso do carro e seus efeitos imperceptíveis.
Fonte: samukart.blogspot.com
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