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DICAS SOBRE PILOTAGEM KART - ÓLEO NO PNEU
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DICAS SOBRE PILOTAGEM KART - ÓLEO NO PNEU
Por: André Morandi
O EQUIPAMENTO E A PISTA
1. O grau de complexidade da preparação de motores e chassis de karts indoor é
significativamente mais simples do que os dos karts de 125cc. Mas é uma boa escola para se iniciar nas artes de pilotagem e preparação.
2. Sobre os pneus e óleo, complemento o que já havia antecipado com uma informação
preciosa que colhi junto ao colega Beto, de Niterói, este sim, um tremendo conhecedor dos segredos mecânicos de um carro de corrida (e de aviões também). Segundo ele, a ação do óleo agride o composto de borracha, funcionando como uma espécie de solvente, amolecendo as camadas mais externas do pneu. O emborrachamento é resultado direto desta, digamos, decomposição, com o material sendo acumulado na pista lisa e, durante um período que pode variar de uma a mais baterias, implicando maior grip e, logo, maior tração e velocidade nas saídas de curva. O efeito é diferente em curvas de alta e de baixa,de acordo ao que aprendi empiricamente, disputando corridas em que, por algum motivo, houve um antes e um depois do óleo.
3. Nas curvas de alta, o óleo reduz principalmente aquele comportamento super desagradável(pra mim, pelo menos) de um kart indoor (que tem tração traseira) de subesterçar na entrada da curva (sair de frente).
4. Nas de baixa, corrige o sobresterço (saída de traseira) e permite maior tração na saída da curva. Claro que é preferível corrigir estes problemas no braço, sem óleo: fica muito mais difícil e, principalmente, pelo maior grau de erro envolvido, permite mais ultrapassagens e as corridas são tremendamente mais disputadas (um kart com motor melhor que o outro, para dois pilotos de habilidade equivalente, tende a fugir com muito grip na pista. Com pista lisa, isto pode ser compensado no braço e/ou com u m melhor chassis).
5. Os karts normalmente têm uma relação (coroa/pinhão) muito longa, significando que privilegiam mais velocidade final do que aceleração.
O EQUIPAMENTO E A PISTA
1. O grau de complexidade da preparação de motores e chassis de karts indoor é
significativamente mais simples do que os dos karts de 125cc. Mas é uma boa escola para se iniciar nas artes de pilotagem e preparação.
2. Sobre os pneus e óleo, complemento o que já havia antecipado com uma informação
preciosa que colhi junto ao colega Beto, de Niterói, este sim, um tremendo conhecedor dos segredos mecânicos de um carro de corrida (e de aviões também). Segundo ele, a ação do óleo agride o composto de borracha, funcionando como uma espécie de solvente, amolecendo as camadas mais externas do pneu. O emborrachamento é resultado direto desta, digamos, decomposição, com o material sendo acumulado na pista lisa e, durante um período que pode variar de uma a mais baterias, implicando maior grip e, logo, maior tração e velocidade nas saídas de curva. O efeito é diferente em curvas de alta e de baixa,de acordo ao que aprendi empiricamente, disputando corridas em que, por algum motivo, houve um antes e um depois do óleo.
3. Nas curvas de alta, o óleo reduz principalmente aquele comportamento super desagradável(pra mim, pelo menos) de um kart indoor (que tem tração traseira) de subesterçar na entrada da curva (sair de frente).
4. Nas de baixa, corrige o sobresterço (saída de traseira) e permite maior tração na saída da curva. Claro que é preferível corrigir estes problemas no braço, sem óleo: fica muito mais difícil e, principalmente, pelo maior grau de erro envolvido, permite mais ultrapassagens e as corridas são tremendamente mais disputadas (um kart com motor melhor que o outro, para dois pilotos de habilidade equivalente, tende a fugir com muito grip na pista. Com pista lisa, isto pode ser compensado no braço e/ou com u m melhor chassis).
5. Os karts normalmente têm uma relação (coroa/pinhão) muito longa, significando que privilegiam mais velocidade final do que aceleração.
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